Espaço dedicado às flores, identificando e descrevendo o modo de cultivar todo o tipo de flores, assim como cuidados a ter com as flores em jardim ou vaso. Dicas úteis para elaborar arranjos florais, identificando o significado associado a cada flor.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tulipa amarela, significado da tulipa amarela, e fotos de tulipas


Significado de Tulipa Amarela: Amor sem esperança

As tulipas são, de longe, uma das flores mais cultivadas e amadas no mundo inteiro, mesmo com todas as suas particularidades de cultivo.
O primeiro passo importante para seu cultivo é comprar uma planta (a partir da qual vão ser retirados os próximos bulbos). São preferiveis vasos com flores em botão. É importante que a terra do vaso seja bem drenada, caso contrário, os bulbos podem apodrecer dentro da terra.
Deve-se manter a Tulipa em um local arejado e com boa iluminação. Mas cuidado, como as tulipas estão adaptadas a um clima mais frio, é essencial que o local seja realmente bem fresco e bem longe de sol forte.

Após a primeira floração, quando as flores estiverem bem murchas, deve podar a planta. Mas, cuidado, é necessário retirar somente as flores e folhas, deixando uma boa parte do caule intacta. Deve-se retirar os bulbos da terra e limpá-los com uma escova macia. Agora vem a primeira parte difícil, deve deixar os bulbos fora da terra, em local fresco, seco e arejado, por aproximadamente três meses.
Após esses meses, deve plantar novamente os bulbos. Mas desta vez em um vaso plástico com terra levemente umidecida. Coloca-se o vaso dentro de um saco plástico, fecha-se, e leva-se ao congelador. Agora vem a segunda parte difícil, o vaso deve ficar dentro do congelador por 6 meses, com a temperatura entre  2 e 5 graus.


Depois desses seis meses, retira-se o vaso da geladeira e cloca-se novamente num local fresco e de boa luminosidade. De preferência, no mesmo local que as flores estavam antes de serem podadas. A terra do vaso deve estar constantemente úmida, mas cuidado para não encharcar o vaso. Parte difícil número três, essa etapa dura apenas dois meses.
Passados os 2 meses, coloca-se novamente o vaso dentro do congelador, da mesma forma que anteriormente, dentro de um saco plástico e novamente por 6 meses.
Parte fácil número um, Leva-se novamente o vaso para o local fresco e iluminado. Se as etapas anteriores surtiram efeito, terá flores depois de um ou dois meses.