Espaço dedicado às flores, identificando e descrevendo o modo de cultivar todo o tipo de flores, assim como cuidados a ter com as flores em jardim ou vaso. Dicas úteis para elaborar arranjos florais, identificando o significado associado a cada flor.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hortênsia, significado da hortênsia, e fotos de hortênsias


Significado da Hortênsia: Frieza, indiferença

A hortênsia ou hidrângea é uma planta de folhas largas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea.
Por se tratar de uma planta perene, o plantio em jardins pode ser feito em qualquer época do ano, desde que tenha irrigação.
Quanto aos solos, elas aceitam uma enorme gama de tipos de solo, desde que sejam profundos e bem drenados (hortênsias não gostam de áreas encharcadas). Suportam bem as temperaturas frias. Qto ao pH, elas gostam de solos próximos ao neutro (pH 7), em solos ácidos e com alto teor de Alumínio Al3+ apresentam floração azul, e em solos pouco ácidos e sem Al3+ apresentam cores variando do rosa até o branco dependendo da variedade. Podas são apenas de natureza estética, não as necessitando anualmente como é apregoado popularmente.
Para deixar o solo mais ácido, para obtenção da coloração, azul nas flores, adicione sulfato de alumínio no canteiro (reagente de uso para piscinas). Adube bem suas plantas que elas darão belas flores.