Significado do Cravo Branco: Amor ardente, ingenuidade, talento
O cravo é a flor do craveiro (Dianthus caryophyllus), cujas variedades são, em grande parte, originárias das regiões mediterrâneas da Ásia e Europa. A planta é uma herbácea perene, que pertence à família das Cariofiláceas.
O caule do craveiro é reto e cheio de ramificações, chegando a atingir um metro de altura. A flor nasce no topo do caule, a partir de um cálice tubular. Conta com cinco pétalas dobradas e bordas recortadas. Há cravos de colorações diversificadas, de uma mesma tonalidade ou mesclada.
Existem variedades de cravo adequadas ao plantio por sementes e outras obtidas a partir de estacas. Por ser mais fácil, a semeadura é a forma de propagação realizada mais comummente. Ela deve ser feita de Maio a Julho. Porém, em regiões quentes, o mais indicado é iniciar o cultivo nos meses de outono. Cubra as sementes com uma fina camada de terra e mantenha-a úmida até a germinação, que ocorre de sete a 14 dias depois. A temperatura ideal para o período de germinação é de 15 a 20 graus célsius (ºC).
Exigente em luminosidade, o craveiro deve ser plantado em local ensolarado. Também é importante que o ambiente seja ventilado, pois o cravo é sensível à falta de arejamento. A planta se adapta bem em regiões com clima entre subtropical e temperado.
A adubação é feita somente quando necessária ou no período da floração. Evite o uso de fertilizantes à base de amônia. Podas podem ser realizadas com o corte das flores secas, a fim de prolongar a floração. Para os cultivar mais altas, use tutoramento, para evitar o acamamento.