Significado da Camélia branca: Beleza perfeita
A Camélia é uma planta da família das Theaceaes que produz flores conhecidas como camélias ou japoneiras. A camélia é um arbusto originário da Ásia, principalmente das regiões do Japão e da Coréia, que conserva a sua folhagem sempre verde durante o ano. As suas flores são belas, delicadas e isoladas, podendo ser encontradas nas cores branca, rosa e vermelha.
A reprodução da camélia é feita por sementeira, por estacas retiradas das pontas dos ramos de plantas adultas e sadias, podendo também ser feita por alporque, sendo que este método é o mais complicado e exige muito conhecimento.
O ideal é cultivar a camélia quando o clima é ameno, preferencialmente durante a primavera. No entanto, poderá fazê-lo noutras alturas pois esta é uma planta que resiste bem ao frio e às geadas. Pode cultivar esta planta à meia sombra, desde que receba luz solar direta durante algumas horas por dia. Nos primeiros meses após o plantio das mudas, as regas devem ser frequentes, podendo ao fim de alguns meses ser realizadas espaçadamente. Um fator a ter em conta é que se deve evitar ao máximo o encharcamento do solo.
Para o bom desenvolvimento das camélias, a luz é um fator muitíssimo importante.
Quando ficam expostas ao calor em excesso, o tempo de floração será muito reduzido e isso poderá até mesmo provocar a queda prematura de botões e flores.
As regas deverão ser moderadas pois em excesso poderão provocar o apodrecimento de botões e brotos.